Combustíveis sobem a pique após ataques na Arábia Saudita. Gasolina pode subir 4 cêntimos

Os ataques com drones a instalações petrolíferas da Arábia Saudita, no sábado passado, provocaram uma forte subida dos preços do petróleo no arranque da semana, o que contagiou as cotações dos combustíveis e vai refletir-se nos preços que os portugueses vão pagar pela gasolina e gasóleo a partir da próxima segunda-feira.

De acordo com fonte do setor, a gasolina simples de 95 octanas deverá aumentar 4 cêntimos por litro na segunda-feira nos postos de abastecimento em Portugal, enquanto o gasóleo simples deverá ficar 3 cêntimos mais caro.

É preciso recuar à primeira semana deste ano para encontrar um aumento semelhante no preço do gasóleo. No caso da gasolina, desde fevereiro de 2015 que não se registava um agravamento de preços tão expressivo. A 9 de fevereiro de 2015 o preço da gasolina também aumentou 4 cêntimos.

A confirmarem-se estas evoluções, o preço por litro da gasolina subirá para perto de 1,52 euros (máximos de agosto) e o gasóleo será vendido a 1,39 euros (máximos de maio). A gasolina desceu nas últimas seis semanas e, segundo os dados da DGEG, foi esta semana vendida a um preço médio de 1,477 euros. Já o gasóleo subiu nas últimas quatro semanas e situa-se atualmente nos 1,36 euros.

Leia a notícia na íntegra no "Negócios"

Em destaque